Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Comportamentos políticos, religiosos e sexuais podem ser reflexos de inteligência, segundo um novo estudo


Matérias - Enviado dia 5 de Junho de 2012

Comportamentos políticos, religiosos e sexuais podem ser reflexos de inteligência, segundo um novo estudo



Satoshi Kanazawa o psicólogo evolucionista do Colégio de Cencias e Economias Políticas de Londres (London School of Economics e Ciências Políticas) coletou dados correlacionados sobre estes comportamentos com QI de uma grande amostra nacional dos EUA e constatou que, em média, as pessoas que se identificaram como liberal e ateu tiveram QIs mais altos. Isso se aplica também a exclusividade mais acentuado nos homens e quase nulos em em mulheres. Os resultados foram publicados na edição de Março de 2010 Quarterly Psicologia Social.

As diferenças de QI, apesar de estatisticamente significativo, não são impressionantes - na ordem de 6 a 11 pontos - e os dados não devem ser utilizados para estereotipar ou fazer suposições sobre as pessoas, dizem os especialistas. Mas eles mostram como certos padrões de identificação com determinadas ideologias desenvolvem, e como os comportamentos de algumas pessoas são justificadas.
 
O raciocínio é que a exclusividade sexual nos homens, o liberalismo e o ateísmo são frutos dos comportamentos humanos desenvolvidos durante os milenios da evolulção. Em outras palavras, nenhum destes traços teria de fato trazido algum benefício, porém a inteligencia desenvolvida através deles beneficiou. (Na verdade, o comportamento de medo e condicionamento religioso desenvolveu através da observação dos fenomeno naturais. Um exemplo disso, seria o caso do medo atavico da escuridão. E como alguém que descobriu como produzir fogo ganhou um status de “teologico”, alguém com superpoderes que teria contato direto com algo superior a eles. Tipo, “eu sei como fazer fogo e posso controlá-lo, voces não. Eu recebi de ‘deus” este dom e sei como ajudá-los a não temer a escuridão. Em troca, voces me darão parte dos seus alimentos, mulheres, filhos.Tudo que deus ordenar que seja dele” – observação minha).

A adoção de algumas idéias novas evolutivamente faz algum sentido em termos de movimentação das espécies mais fortes", disse George Washington University liderança professor James Bailey "Ela também faz todo o sentido que as pessoas mais inteligentes - as pessoas com, tipo, poder de fogo mais intelectual -. É provável que sejam os únicos a fazer isso"
 
Bailey também disse que essas preferências podem resultar de um desejo de mostrar superioridade ou elitismo, que também tem a ver com QI. Na verdade, alinhando-se com "não convencional" filosofias como o liberalismo ou o ateísmo pode ser "maneiras de se comunicar a todos que você é muito inteligente", disse ele.
 
O estudo analisou uma amostra grande do Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente (Add Health), que começou com adolescentes nas classes 7-12 nos Estados Unidos durante o ano letivo de 1994-95. Os participantes foram entrevistados em 18 a 28 anos entre 2001-2002. 

Kanazawa não encontrou estes dados explicitos em mulheres, e atribuiu este fator devido à comodidade. Mulheres não mostraria mais oumenos inteligencia religiosa porque para elas, bastava ter um único parceiro que a protejesse e a alimentasse. Se seu marido fosse “ateu” ou condicionado isto não faria diferença, desde que tivesse suas necessidades satisfeitas.

Para os homens, por outro lado, a exclusividade sexual vai na contramão evolutivamente. Com o objetivo de espalhar genes, os homens primitivos tinham companheiros múltiplas. Desde que as mulheres tiveram que passar nove meses estar grávida, e os anos adicionais cuidar de crianças muito jovens, fazia sentido para eles querem um companheiro constante para proporcionar-lhes recursos.
 
As religiões, ou a religião atual, esta teoria atual vai ajudar as pessoas a sobreviverem ou se  reproduzirem necessariamente, mas segue as linhas de paranóia tanto religiosa como social.  Ajudar as pessoas a serem paranóicos, segundo Kanazawa, por exemplo, um ruído na distância é um sinal de uma ameaça ajudou os primeiros humanos a preparar, em caso de perigo. (E este é o ônus que o espertalhão do fogo tem de resolver. Afinal ele tem a percela de dizimo que a sociedade lhe deu, então invoque seu deus e destrua o demonio em forma de fera que está lá fora da caverna, afinal voce é o representante de deus na terra. Mas na verdade, o que acontecia era reunir todos ao redor dafogueira e começassem a rezar, cantar e fazer algum ritual até que a fera se assustasse com o barulho e o calor do fogo, ou simplesmente se cansasse de esperar e partiu a procura de presas menores; dando a impressão que a pderosa religiosidade do líder fosse absoluta e inegavelmente virtuosa ). "Isso ajuda a vida a ser paranóico, e porque os seres humanos é paranóico, tornam-se mais religioso, e eles vêem nas mãos de Deus em todos os lugares", disse Kanazawa. 

O estudo descobriu que os participantes que se diziam ateus tinha uma média de QI de 103, na adolescência, enquanto os adultos que disseram que eles eram religiosos tinahm em média de 97. Ateísmo "permite que alguém se mover para a frente e especular sobre a vida sem qualquer preocupação com a estrutura dogmática de uma religião", disse Bailey.

"Historicamente, tudo o que é novo e diferente pode ser visto como uma ameaça em termos das crenças religiosas; quase todos os sistemas religiosos são cercados de permanência", observou ele. (Afinal, seria morto quem quer que fosse que questionasse o charlatanismo, afinal o líder é intocável). E a inteligenciafaria com que ouestionador simplesmente se afastasse da comunidade. O que teria que estimular ainda mais sua inteligencia e perspicássia, pois viver sozinho em um mundo selvagem sem outros indivíduos, ou em menor número seria bem mais difícil. Mas valia o risco, pois se sua comunidade prosperasse, seus recursos seria mais abundantes e voce nã oseria obrigado a alimentar nenhum inútil, nem deixar de perpetuar sua genetica com menos mulheres –umavez que o chupim também teria uma parcelade mulheres para se reproduzir. 
 
O estudo considera-americana de liberal versus conservadores. Ela define "liberal" (agnóstica) em termos de preocupação para as pessoas geneticamente “não relacionadas” e davam  suporte para recursos privados que ajudam essas pessoas. Esta pesquisa foca especificamente os conceitos religiosos básicos comuns do conservadores, atríade propriedade, familia, comunidade. Enfim a base (seriam os consevadores “menos evoluídos” de maneira mais abstrata no sentido atávico da evolução?) Os fatores religiosos não focam para outros fatores que jogam em crenças políticas americanas, como o aborto controle de armas, e os direitos dos homossexuais.
 
"Liberais são mais propensos a se preocupar com estranhos, mais tolerantes com as diferenças, com a humanidade como um todo, são mais universalistas; conservadores tendem a se preocupar com as pessoas que associam a eles, são mais territoriais", menos empáticos, conclui.
 
Dado que os ancestrais humanos tinham um grande interesse na sobrevivência de sua prole e parente mais próximo, a abordagem conservadora - olhando para as pessoas ao seu redor primeiros - se encaixa com o quadro evolutivo mais do que o liberalismo, Kanazawa disse. "Não é natural para os seres humanos para se preocupar com estranhos." , disse.
 
O estudo descobriu que jovens adultos que disseram que eram "muito conservadora" teve uma média de QI de adolescentes de 95, enquanto que aqueles que disseram que estavam "muito liberal" em média 106. Também faz sentido que "conservadorismo", como uma visão de mundo de manter as coisas estáveis seria uma abordagem mais segura do que se aventurar em direção ao desconhecido, disse Bailey.
 
Nem Bailey nem Kanazawa identificar-se como liberal, Bailey é conservador e Kanazawa é "um libertário forte."
 
Isto não significa que a espécie humana esteja evoluíndo em direção a um futuro onde estas características serão um padrão. Pessoas mais inteligentes terão mais filhos, e afastarão cada vez a trajetória do condicionamento religioso.


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende
Sugestões da nossa loja oficial, a LojaSobrenatural.com.br

Opiniões

1 Comentário(s).

Mostrando Opiniões




Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Troll-bem-gordo-do-bem

Troll-bem-gordo-do-bem

Aguém que ama os animais, a natureza, o paranormal, o sobrenatural, e que adora debates filosóficos.


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1