Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Epifania do Senhor


Matérias - Enviado dia 6 de Janeiro de 2013

Epifania do Senhor

Magos, eles foram os escolhidos por Deus para serem os primeiros cristãos e adoradores de Jesus



 


 

No dia 6 de janeiro comemorasse a Primeira Epifania do Senhor.  “Epifania” significa  a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai. E para a tristeza de muitos cristãos e evangélicos, Jesus Cristo se manifestou primeiramente para MAGOS. 

Segundo a Bíblia Sagrada, a verdadeira palavra de Deus, Jeová escolheu três Magos para serem as primeiras pessoas a reconhecerem a divindade e a realeza de Jesus. Também foram eles os primeiros a serem adoradores de Cristo. Contudo muitos cristãos tendem a interpretar Mateus 2:1-12 como sendo um texto meramente fantasioso e simbólico, num ato de menospreza a verdade bíblia e tentar reverter a situação constrangedora de terem sido os Magos os escolhidos por Deus. Não vou entrar em detalhes sobre estas teorias anti-bíblicas que tentam desmerecer o que diz evangelho de Mateus, está não é minha intenção.

No texto canônico só existe uma referencia aos Reis Magos, vejamos o que diz Mateus 2:1-12
 
E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns MAGOS vieram do oriente a Jerusalém,  Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.  E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.

Então Herodes, chamando secretamente os MAGOS, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, comunicai-me, para que também eu vá e o adore.

E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O ADORARAM; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por revelação de Deus (*Deus falou com os magos) avisados em sonhos (*sonhos premonitórios) para que não voltassem para junto de Herodes, então os MAGOS partiram para a sua terra por outro caminho.  Mateus 2:1-12”


Nesta passagem bíblica, podemos perceber claramente que os reis eram MAGOS.  Os descrentes temam em afirmar que quando a bíblia diz ‘magos’, não quer dizer ‘mago’, e sim qualquer outra coisa menos magos, dotados de magia. Por exemplo, neste caso, mago, poderia significa ‘sábio’, então para eles a bíblia queria dizer: ‘3 reis sábios’.

De qualquer modo todos admitem que eram astrólogos e místicos, pois sabiam ler os astros, eram videntes porque viram o anjo de Belém, Adivinhos porque adivinharam o nascimento de Jesus. E tinha sonhos premonitórios. Resumindo eram sábios e conhecedores do mundo místico. E por coincidência é justamente esta a definição de MAGO:  sábios e conhecedores do mundo místico... Talvez exatamente por este motivo DEUS tenha colocado a palavra MAGO na bíblia ao invés de simplesmente sábios, afinal Deus é o mais sábio e sabe o que faz!

Mas de onde veio o nome dos Reis Magos 
e como sabemos que eram três?

Existem muitos textos e evangelhos que falam sobre este importante evento na história de Jesus, mas assim como os cristãos atuais, os cristãos antigos não gostavam muito desta passagem. Então resolveram destruir todos os escritos referentes aos Reis Magos. Para nossa sorte muitos pergaminhos sobreviveram, hoje seus textos nos revelam mais detalhes sobre esta história. 

BALTAZAR, MELQUIOR e GASPAR
O Evangelho Armênio da Infância no diz:
Um anjo do Senhor foi apressadamente ao país dos persas para avisar os reis MAGOS que fossem adorar o menino recém-nascido. Os reis  MAGOS eram três irmãos: o primeiro Melquior , reinava sobre os persas; o segundo, Baltazar, reinava na Índia; o terceiro, Gaspar, reinava no país dos árabes. Eles, guiados durante nove meses pela estrela. Tendo-se reunido, por ordem de Deus, chegaram no momento em que a Virgem se tornava mãe. Eles tinham apressado a viagem e encontram-se lá no momento exato do nascimento de Jesus (...)”

Existem também um tratado atribuído a Beda, O Venerável , que era um monge do mosteiro de Jarrow, Inglaterra. 673-735 d.C., chamado Excerpta et Collectanea, dá os seguintes nomes aos três reis MAGOS:  Melquior, Gaspar e Baltazar, e também os descreve, como podemos conferir a seguir:
“Melquior, era um homem velho com cabelos brancos e longa barba... ofereceu ouro para o Jesus como se oferece a um rei. O segundo, de nome Gaspar, era jovem sem barba e de pele avermelhada... honrou Jesus como um Deus, com seu presente de incenso, oferenda digna da divindade. O terceiro, de pele negra e de barba cerrada, chamado Baltazar... com o seu presente de mirra testemunhou o Filho do Homem que deveria morrer.”

O Proto-evangelho de Tiago é outro evangelho que também expande nosso conhecimento sobre os MAGOS. Diz o texto:

“Em Belém da Judéia houve uma confusão, porque vieram magos, dizendo: 'Onde está o nascido rei dos Judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo'.

Ouvindo isso, Herodes se perturbou e enviou ministros aos magos; mandou também chamar os sumos sacerdotes e os interrogou, dizendo: "Como está escrito a respeito do Cristo, onde deve ele nascer?" Eles responderam: "Em Belém da Judéia, porque assim está escrito". Depois ele os dispensou. Interrogou também os magos dizendo: "Que sinal vistes a respeito do rei que nasceu?" Os magos responderam: "Vimos uma estrela grandíssima brilhando entre essas estrelas e obscurecendo-as, tanto que as estrelas não apareciam mais. Foi assim que ficamos sabendo que tinha nascido um rei em Israel e viemos adorá-lo". "Ide e procurai", disse Herodes, "e se o encontrardes, fazei-me sabê-lo, para que também eu vá adorá-lo". Em seguida, os magos partiram.

E eis, a estrela que tinham visto no Oriente precedia-os até que chegaram à gruta, e parou em cima da gruta. Os MAGOS, vendo o menino com Maria, sua mãe, tiraram presentes de suas sacolas: ouro, incenso e mirra. Tendo sido avisados por um anjo para não entrarem na Judéia, voltaram ao seu país por outro caminho.”


A princípios os Magos atuavam como sacerdotes, adivinhos e guias de sacrifícios e oferendas. Havia magos maus como aqueles que serviam a Herodes e falaram-lhe sobre a profecia do Messias, condenando Jesus a morte. E Magos bons como os três Reis Baltazar, Melquior e Gaspar que protegeram Jesus da Morte, não revelando seu paradeiro a Herodes.

Portanto além dos 3 Reis Magos terem sido os escolhidos pelo próprio Deus para serem os primeiros adoradores de Jesus, Eles tornaram-se os primeiros cristãos. Os Magos foram também os primeiros a defenderem a igreja Cristã (sob a forma de Cristo), ao esconder de Herodes a localização de Jesus.

ATRIBUIÇÕES DE UM MAGO
Neste resumo, explico as atribuições e categoria de um mago, com ele dar para ter uma idéia, porque eles foram os escolhidos por Deus para a Epifania do Senhor. 

Como definição primaria mago significa “sábio” aquele que atua como sacerdote. Também possui várias outras atribuições como: adivinhos, astrólogos, videntes e praticantes de magia. São protetores da tradição de seus antepassados. E excelentes guardiões de segredos.

Obedecem as seguintes hierarquias. 
- Em primeiro lugar são adoradores de Deus e Jesus.
- Segundo ao Rei ou Rainha regente. Quando não há monarquia, respeitam o presidente do país. (Por este motivo são protetores da monarquia e nunca vão contra a vontade do presidente, com exceção de ditadores)
- Terceiro; obediência ou respeito pelo sacerdote maior da ordem que pertence ou de outras denominações.
- Quarto, respeito ao rei ou rainha não regente.

DIVISÃO PRINCIPAL
Magos Clérigos - Todo o seu poder vem de Deus, entre bruxos, feiticeiros e sacerdotes são os mais poderosos – Exemplo Moisés.
Magos Clérigos Monárquicos – São aqueles que adoram em primeiro lugar a Deus e são fervorosos protetores da Monarquia.  Exemplo: Magos clérigos anglicanos.
Magos Sacerdotes Romanos – São adoradores de Deus, obedecem ao sumo sacerdote e respeitam os reis e os presidentes. Exemplo, sacerdotes romanos.
Magos Sacerdotes -  São adoradores de vários deuses, respeitam Jesus e Jeová,  respeitam também os reis e os presidentes. Exemplo, sacerdotes e magos na maioria.
Magos da Magia Branca – São adoradores de Deus, respeitam o sumo sacerdote, os reis e os presidentes. A diferença é que são eremitas.
Magos da Magia Negro – Adoram Lúcifer mas Respeitam profundamente Deus, as vezes fazem sacrifícios,  a maioria respeita o sumo sacerdote, respeitam as autoridades reis ou presidentes, mãos podem se manifestar contra. São eremitas.

PARAMENTOS:
- Usam roupas tipo monge que cobre o cobrem todo, nas cores: preta, azul escuro, amarelo, branco. Vermelho somente para sumos sacerdotes.
- Os magos clérigos e da magia branca usam cajados
- Os magos da Magia branca e Negra podem usar varinhas (bastão) no lugar do cajado.
- Espadas são usadas geralmente por quase todos os magos, com exceção dos clérigos.
- Sobre a cabeça, usam capuz ou chapéu pontiagudo.
- Livros representam sabedoria.
- Bola de cristal, representa vidência.
- Cálice, representa poder, vida, sangre.
- Ouro representa realeza.
- Incensos, elevação das orações.
- Mirra, cura.

VESTIMENTAS
As vestimentas dos Magos atuais são bem diferentes das utilizadas pelos Três Reis Magos durante a Epinafia do Senhor que eram caldeus. Hoje as roupas seguem a tradição do próprio Jesus e das vestimentas utilizadas pelos essênios, gnósticos  e antigos monges egípcios.


Jesus com seu capuz e cajado


Mago com seu capuz e cajado

SE COPIAR CITE A FONTE

Autor Mr.Tlaloc
Fonte: www.sobrenatural.org
Link para esta matéria:http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/22870

 

  www.webcursos.com  www.webcurso.com www.webcursos.com/ingles.htm


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

5 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    Troll-bem-gordo-do-bem

    Troll-bem-gordo-do-bem | 15 de Janeiro de 2013 | Escreva para o autor do comentário

    7 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    Excelente e oportuna matériacomo sempre!Desde que tomei contato com a doutrina budista há alguns anos, percebi que há um paralelo da história do Mestre Ocidental, com o hábito que existe no budismo tibetano. Sempre que um Mestre reencarna, os monges sabem exatamente o local e a época exata onde houve o nascimento. Para isso, seus médiuns e oráculos nunca falham! Eles sempre vão em grupos e levam antigos pertences do falecido, para testar a criança. Não seria estas a verdadeira funções dos presentes? Não seria esta vizitação a real função dos magos ao Nazareno? Este hábito não está restrito somente ao budismo tibetano, e sim à toadas as antigas civilizações espiritualistas, como a Hinduísta. E é claro que as ciencias esotéricas são infinitas, e para quem se dedica à elas sabe que não há enigmas em fatos misteriosos. Não há temor à elas, somente admiração, respeito e amor! Salve todos os magos do planeta!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando Opiniões
  • Troll-bem-gordo-do-bem

    Troll-bem-gordo-do-bem | 15 de Janeiro de 2013 | Escreva para o autor do comentário

    7 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    Excelente e oportuna matériacomo sempre!Desde que tomei contato com a doutrina budista há alguns anos, percebi que há um paralelo da história do Mestre Ocidental, com o hábito que existe no budismo tibetano. Sempre que um Mestre reencarna, os monges sabem exatamente o local e a época exata onde houve o nascimento. Para isso, seus médiuns e oráculos nunca falham! Eles sempre vão em grupos e levam antigos pertences do falecido, para testar a criança. Não seria estas a verdadeira funções dos presentes? Não seria esta vizitação a real função dos magos ao Nazareno? Este hábito não está restrito somente ao budismo tibetano, e sim à toadas as antigas civilizações espiritualistas, como a Hinduísta. E é claro que as ciencias esotéricas são infinitas, e para quem se dedica à elas sabe que não há enigmas em fatos misteriosos. Não há temor à elas, somente admiração, respeito e amor! Salve todos os magos do planeta!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Marcelo

    Marcelo | 9 de Janeiro de 2013 | Escreva para o autor do comentário

    5 leitores gostaram da opinião | 2 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    Mr. Tlaloc, lendo com cuidado, vemos que em momento algum a bíblia cita que eram reis, ou em número de 03(três), ficou convencionado que eram três devido à referência aos três presentes, ouro, incenso e mirra, mas categoricamente, ninguém pode afirmar se eram 3, 10 ou mais magos.Deus fez questão de deixar em sua sagrada palavra as questões morais e preceitos para que se alcance a salvação e a vida eterna por meio exclusivamente na crença de que Jesus é o único salvador e mediador entre Deus e os homens, e ninguém vai ao Pai senão por Ele. Portanto se eram reis, magos( no sentido mágico e místico), ou sábios, no sentido de conhecedores e letrados nos mistérios da natureza e ciência que aquela época dispunha, tanto quanto em astrologia, que não era a mesma que conhecemos hoje era mais completa e menos contaminada e fantasiosa,não faz a menor diferença. Pois se fez presente, em primeira mão mesmo ,foi pra Maria e José, judeus e seus pais, outra questão que não sabemos é que só o fato deles term adorado a Jesus como Deus e lhe ofertado presentes, não garante o pós encontro com Jesus, a Bíblia é muito clara em dizer que aquele que perseverar será salvo, dito isto não sabemos se depois daquela viagem que empreenderam e do encontro com suposto salvador, abraçaram sua doutrina cristã, e o creram em suas palavras e as praticou até a morte.Hoje mesmo vemos pessoas que tem momentos de encontros maravilhosos com Deus e depois esfriam não mantém acesa a chama do Espírito.No mais, parabenizo-o pelos temas e conteúdos sempre pertinentes e instigantes.Abç.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Hunter

    Hunter | 6 de Janeiro de 2013 | Escreva para o autor do comentário

    4 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    muito boa a materia,talvez a igreja realmente tenha feito questao de dar fim aos fatos de que os primeiros a vislumbrar a face do menino Jesus tenham sido mesmo magos,mas dai e que vem a poesia da coisa toda,mostra que desde os primeiros minutos de vida cristo ja convertia pessoas,claro que veio para aos fieis,mostrando uma nova forma de ver Deus,talvez a real face da qual o homem foi se distanciando apos ser privado de sua companhia no paraiso com o passar do tempo foi e continua se distanciando cada vez mais,entretanto ele veio principalmente para os pecadores e os pagaos,para cuidar de suas ovelhas distantes ou que nunca conheceram sua palavra,e nada mais simbolico e significativo do que mostrar isso ja no inicio.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
    • Mr.Tlaloc

      Mr.Tlaloc | 7 de Janeiro de 2013 | Escreva para o autor do comentário

      Usuário Assinante.

      No evangelho Armênio da Infância de Jesus; Quando os Magos foram interrogados por Herodes a respeito do Nascimento do Messias. Eles responderem nos versículos 10 ao 11, que se tratava de um testemunho que passara de pai para filho..., um testemunho que não precedia do Homem, mas do próprio Deus. Uma promessa que foi feita a favor dos homens e que foi conservada por seus antepassados até os dias de hoje. (dia do nascimento de Jesus.). Portanto, segundo este evangelho, Jesus já era esperado pelos Magos, fazia parte de sua tradição religiosa, o nascimento foi a promessa sendo cumprida. Talvez por guardarem com tanto fervor esta profecia, tenha sido eles os primeiros convidados a conhecerem o Salvados dos homens.

      Obrigado pelo seu comentário, fique na Paz

      Responder este comentário




Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Mr.Tlaloc

Mr.Tlaloc

Usuário Assinante.

Yo no credo en Brujas, pero que las hay, las hay.


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1