Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Exus e Pombo Giras


Matérias - Enviado dia 10 de Julho de 2013

Exus e Pombo Giras

Uma pequena introdução sobre Exús e Pombo Giras na umbanda e candomblé



Olá leitores do sobrenatural.org, como vejo que aqui no site não se fala muito sobre umbanda, candomblé, etc. Resolvi que iria introduzir um pouco esse assunto aqui no site. Irei falar sobre os exus e pombo gira.

Os exus e pombo giras são espíritos de pessoas desencarnadas que viveram na terra e por seus pecados ao morrer não evoluíram espiritualmente e assim em busca de sua evolução presta o trabalho voltado à caridade nos terreiros de umbanda, candomblé, quimbanda ou nação. 

Esses espíritos atuam dentro da religião incorporados nos seus médiuns ou como eles falam “cavalo” ou “aparelho”. Por meio da incorporação eles podem trabalhar fazer feitiço, desfazer, dar consultas e etc. Os médiuns de incorporação são conhecidos como “rodante”

Ao escolher seu caminho dentro da religião dependendo da pessoa sua função será dita dentro do terreiro. Por exemplo, ogã é aquele que não pode incorporar, fica consciente o tempo inteiro observando e cuidando de tudo que acontece enquanto os outros médiuns estão inconscientes. É o ogã que tem a função de bater os tambores e os maracás. 

Pombo Gira: Entidade muito incompreendida tida por muitos como um espírito de uma prostituta que leva as mulheres a traírem seus maridos, que faz o mal, e transforma homens em homossexuais. Pelo contrário disso tudo, muitas das Pombo Giras nunca chegaram a serem prostitutas, algumas eram donas de casa que sofreram muito enquanto estavam vivas, e antes de morrer não atingiram o grau de evolução necessário para poderem assim passar ao astral elevado.  Mas claro algumas foram sim mulheres da noite. Como dona Maria Molambo que foi uma nobre muito rica e depois que seu conjugue a traiu roubando todos os seus bens foi obrigada a se prostituir. Mas um exemplo de que nem todas foram prostitutas, temos dona Maria Padilha. Que foi rainha do reino de Castela casada com dom Pedro de Castela.  Dona Rosa Caveira e assim vai. Essas entidades vem em terra para trabalhar nunca vem a passeio. Não fazem trabalhos para o mal como, por exemplo, a morte.  Essas entidades que aceitam trabalhos de morte, destruição etc. São os famosos mistificadores espíritos zombeteiros e sem um espectro de luz em sua composição os famosos kiumbas.  Nos famosos casos de separação de casais minha pombo gira adoradíssima Maria Padilha das Portas do Cabaré diz que ao fazer um trabalho de separação de casais, ela conversa e faz um acordo com a entidade protetora da mulher do rapaz, e como o rapaz por ventura é repleto de kiumbas, eguns e etc. As duas entidades fazem um trato assim livrando a mulher do rapaz do mal que acompanha o homem e juntando dois semelhantes a consulente a qual pediu o trabalho e o rapaz repleto de kiumbas.

Exus: Tido como o demônio e temido por muitos é confundido com o diabo. Exu em ioruba significa esfera, aquilo que é infinito. Exu é a energia renovável que não é boa e nem má.  É o Orixá mais humano, muitos terreiros não têm exu como um orixá por ter vivido em plano material.  As funções de exu são diferentes das Pombo Giras, uma vez que elas cuidam dos assuntos relacionados ao amor, sexualidade etc. Exu corta demanda, cuida da virilidade assuntos materiais etc.

Algumas falanges de Exu:

- Exu Tiriri
- Exu Tranca Rua
- Exu Marabô
- Exu Caveira
- Exu Cainana

Entre outros e dentro dessas falanges existem subfalanges, entre outras. São milhões de espíritos usando o nome da falange, por exemplo, são milhões de Marias Padilhas, milhões de exus Tiriris e milhões de exus tranca rua.

As Falanges de Pombo Gira:

Dizem que a primeira pombo gira a incorporar em uma médium foi no ano de 1800 e incorporou em uma mulata no meio de uma gira de catimbó. Por sua vez, essas médiuns foram muito corajosas por trabalharem com entidades que elas tampouco conheciam.

Existe a falange de:

- Maria Padilha Rainha do Cabaré
- Maria Padilha das Sete Catacumbas
- Maria Padilha das Sete encruzilhadas
- Maria Padilha do Cruzeiro das Almas
- Maria Padilha das Almas
- Maria Padilha das Portas do Cabaré.

Entre outras, são milhões de espíritos atuando nessas falanges, a cima não estão citadas todas as falanges, citei algumas das falanges de Maria Padilha, mas existem também, as de Maria Molambo, Maria Quitéria, Rosa Caveira, Ciganas entre outras.

Bom é isso, espero que tenha sido esclarecedor e possa ter desmistificado a mente de vocês a respeito dessas entidades tão maravilhosas.

Laroyê Exu, Exu é Mojubá. Sarava Pombo Gira, Salve sua Banda!

Em nossa loja virtual, a Loja Sobrenatural, você encontra dezenas de livros sobre exus e pomba giras, escolha os link abaixo:

Livro sobre Exús
- Livro sobre Pomba Gira


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende
Sugestões da nossa loja oficial, a LojaSobrenatural.com.br

Opiniões

3 Comentário(s).

Mostrando Opiniões




Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Alien

Alien

O sobrenatural apenas é sobrenatural enquanto não temos a capacidade para compreendê-lo...


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1