Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Os Mapas de Piri Reis


Matérias - Enviado dia 10 de Julho de 2002

Os Mapas de Piri Reis

Em 9 de novembro de 1929, enrolado em uma prateleira empoeirada do famoso Museu Topkapi, em Istambul, dois fragmentos de mapas foram encontrados por um grupo de historiadores em meio a um monte de entulho. Este mapas eram do famoso pirata Piri Reis e desc




Mapa de Piri Reis representando uma terra desconhecida por nós, seria a Atlântida?

 

Você vai conhecer nesta matério um dos nossos maiores enigmas, os Mapas de Pires Reis. Estes mapas descrevem com riqueza de detalhes as américas e a antártida, muito antes de serem descobertas...

Os mapas são uma preciosidade ilustrados com imagens dos soberanos de Portugal, da Guiné e de Marrocos. Na África, um elefante e um avestruz; lhamas na América do Sul e também pumas. No oceano, ao longo dos litorais, desenhos de barcos. As legendas estão grafadas em turco. As montanhas, indicadas pela silhueta e o litoral e rios, por linhas espessas. As cores são as convencionalmente utilizadas: partes rochosas marcadas em preto, águas barrentas ou pouco profundas por vermelho.

Estes mapas não são feitos como os mapas modernos, com grades verticais e horizontais para facilitar a localização. O método utilizado é mais antigo, aperfeiçoado por Dulcert Portolano, que utilizava uma série de círculos com linhas se irradiando a partir deles. Os mapas feitos com esse método são, por isso, denominados de mapas "portulanos". Seu objetivo era guiar os navegadores de porto a porto, ao contrário da concepção moderna que é a de localizar uma posição. Com isso, fica mais difícil comparar as características do mapa de Piri Reis com os mapas modernos.

As distorções que aparecem nas ilustrações existem apenas em uma interpretação linear, sobre uma mesa de superficie plana, mas, ajustando os mapas ao globo terrestre desaparecem as incorreções e tudo, mares, ilhas, fica em seu lugar. Como se o mapa mundi tivesse sido feito em nossos dias, baseando-se em uma só fotografia a grande altitude.


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

20 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    Undercover

    Undercover | 10 de Julho de 2008 | Escreva para o autor do comentário

    20 leitores gostaram da opinião | 1 reprovaram a opinião

    A questao sobre o mapa de Piri Reis só será respondida se a ciência admitir que ele foi feito de uma perspectiva aérea, como seria possível de um veículo voando em grande altitude ou de um satélite! É óbvio que isso nao vai acontecer pq simplesmente derrubaria todo o sistema sócio-político-religioso, se os cientistas de vanguarda revelassem ao mundo sobre a presença de alienígenas na Terra desde milhares ou milhões de anos. Pra quem nao sabe, na Europa Oriental e no Oriente Médio, já foram encontrados cemitérios de dinossauros, c/ ossos cheios de marcas de perfuraçao por projéteis. E mais ainda, em museus dos EUA, como o Smithsonian existem amostras de placas de solo, de milhões de anos, c/ marcas de botas! Isso prova que, mesmo nao havendo ainda hominídeos no planeta, seres de outros mundos estiveram constantemente aqui. Baixem o livro "Deuses, espaçonaves e Terra", do Erich Von Däniken, que tem várias fotos das placas de solo.
    http://www.4shared.com/

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando as 5 primeiras.
Ver todas as 20 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Mateus Fornazari

Mateus Fornazari

Usuário Assinante.

Responsável pelos sites Sobrenatural.Org, LojaSobrenatural.com.br e Documentarios.Org. É licenciado e bacharel em Ciências Biológicas e Técnico em Processamento de Dados. Programa em GAS-2003 e é especialista em Clipper. Agora me aventuro em Ruby on Rails


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1