Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Segredos da Publicidade!


Matérias - Enviado dia 20 de Abril de 2004

Segredos da Publicidade!

Conheça alguns dos truques que as propagandas utilizam para atrair os consumidores.



Vocês já viram este comercial: a família feliz, num lar feliz, todos bonitos, sorridentes, na mesa do café da manhã. Belas crianças loirinhas, mãe dona de casa trabalhadora e o pai também trabalhador. Propaganda de margarina? Não, propaganda política da época do Nazismo! Vi esta propaganda num documentário sobre o Goebels, o Ministro da Propaganda do Hitler. Goebels fez a propaganda dos valores nazistas usando sua própria família. Detalhe: esta mesma família feliz que depois foram "suicidadas" por Goebels antes dele se matar para não ser capturado.

Não estou dizendo que toda publicidade é manipulativa como a do Nazismo, mas parece que existe um elemento em comum na maioria dos anúncios. Será que toda publicidade é subliminar (em maior ou menor grau)? Vejamos alguns exemplos:

- Propagandas de sabão em pó que mostram executivas bem sucedidas, super ocupadas, lindas. Vi uma palestra onde o palestrante disse que neste tipo de campanha, define-se o público alvo como mulheres da classe A, executivas, com salário acima de 8.000, por aí vai. Mas se este é o público alvo, então só umas 10.000 pessoas no Brasil poderiam comprar este sabão em pó. Mas na verdade não, a empresa faz a campanha para este público-alvo querendo atingir todas donas de casa que QUEREM ser como este público-alvo, não as que pertencem a este grupo! É como atirar com arco e flexa: você deve mirar um pouco acima para atingir o alvo na mosca!

- O uso de um apelo sexual nas propagandas (belas mulheres de biquini, insinuações de sexo, etc) para vender cervejas, carros, etc. O apelo sexual é uma forma de desviar o impulso de compra do pensamento racional. Se o freguês pensa demais acaba não comprando! O que é melhor para estimular a compra por impulso do que apelar para os impulsos mais básicos?

- Porque o horário nobre é o mais disputado pela publicidade? lógico, a audiência é bem maior. Mas também é a hora em que os cidadãos que trabalham (logo os que consumem) voltam do trabalho, estão cansados e, dizem, mais sujeitos a aceitar as idéias "impostas" sem acionar o espírito crítico! Mais fácil "comprar" idéias, ideologias, produtos.

- Imagem é tudo: quando se quer passar imagem de seriedade, coloca-se o Antônio Fagundes num terno sóbrio, falando sério e com cara de presidente de empresa. Importa pouco o que ele diz, o principal é sua postura e modo de vestir.

Isto não significa que toda publicidade é maligna e
desonesta, e sim que em geral usam artifícios que não são
captados conscientemente. Isto não é definição de subliminar?


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

5 Comentário(s).

Mostrando Opiniões




Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Kivo

Kivo

NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1