Sobrenatural.org

Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha

Matérias / Mensagem Subliminar

Cantigas Infantis


Luiza Costa

Enviado por Luiza Costa em 2 de Agosto de 2004. Escreva para o autor


Porque todas as cantigas infantis antigas, até aquelas que a vovó cantava, são perversas e estimulam o medo?

PARE E PENSE !!!
POR QUE TODAS AS CANTIGAS INFANTIS ANTIGAS, ATÉ AQUELAS QUE A VOVÓ CANTAVA, SÃO PERVERSAS E ESTIMULAM O MEDO ?????

O que cantar para as crianças ??? Já reparou que todas as cantigas de roda ou de dormir são do "mal" ? Já percebeu que todas estimulam o medo e sentimentos ruins? Me diga UMA cantiga clássica infantil "do bem" ? Quais canções ouvimos na infância ? Vamos começar pelas mais famosas:
-"Atirei o pau no gato...mas o gato não morreu..." - . Já de cara nos deparamos com uma montruosidade, "atirei o pau no gato", com a intenção de matar, mas ele, "não morreu"... É uma tentativa de HOMICÍDIO frustrada. Segue com o sadismo da "dona Chica" admirando-se com o "berro" de sofrimento da pobre criatura após a tortura, aonde está a sociedade protetora dos animais que não proíbe este hino a crueldade animal e aonde está a cabeça dos pais e educadores quando ensinam este tipo de absurdo para as crianças.

-"Nana neném que a Cuca vai pegar...mamãe foi pra roça e papai foi trabalhar..." - .Ou seja dorme nenén que a Cuca-Bruxa-Monstro da floresta vai te pegar e voce está SOZINHO porque mamãe saiu (foi pra roça) e papai foi trabalhar (também não está em casa). Isto lá é coisa que se cante para acalmar um bebê que quer dormir em paz?

-"Boi, Boi, Boi... Boi da cara preta, pega esta criança que tem medo de careta !"- .Sem comentários...

-"Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar" (ou seja rodou, rodou e voltou para o mesmo lugar) ... "O anel que tu me destes era vidro e se quebrou... E o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou..." - . A aliança que representa a união e a fidelidade era frágil de vidro e se quebrou e o amor...que já era pouco... ACABOU!

- " O cravo brigou com a rosa, no meio de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada"-
Até as flores brigam nestas estranhas e crueis canções infantis.

"Fui no Tororó beber água não achei...- já começa mal... vai procurar água e não acha -"achei bela morena que no Tororó deixei" - acha uma bela morena no Tororó e deixa ela lá? Isto está meio gay...

E diversas outras :

"A canoa VIROU pois deixaram ela virar foi por causa do (nome da criança) que não soube remar..." Além de rogar uma praga horrível para a canoa virar (vários duplos sentidos ruins) ainda acusa-se a pobre criança de ser a culpada pelo naufrágio da tal embarcação... mais adiante falam em deixar a pessoa no fundo do mar... um HORROR !

"Cai cai balão, cai cai balão aqui na minha mão.... não vou lá não vou lá não vou lá tenho MEDO de apanhar"

Só tragédia!
Todas pregam coisas horríveis e estimulam o MÊDO !Pesquisei, inclusive, com amigos estrangeiros (italianos, argentinos, chilenos, norte-americanos...), parece que o mesmo fenômeno acontece em todos os países do mundo ! Porque ??? Coinscidência ?????!!!!!

60 Comentários para "Cantigas Infantis". Deixe o seu

  • Bruno Calado Bruno Calado | 30 de Julho de 2008

    E então... Tem um livro de história (perdoem a memória) que faz um estudo de estórias infantis... "O grande massacre de gatos", acho q era esse o nome... o q há por trás disso tudo? que interpretações podemos dar? aliás, quem ensinou aos nossos avós tais canções? elas fazem parte do tal "Inconsciente coletivo"? será que fazem alusão à "sociedade do medo" em que vivia a europa (dê uma olhadinha no livro "história do medo")...? realmente, as canções são bonitinhas... e ordinárias! faltou a do sapo-cururu!

  • "A Curiosa" | 28 de Julho de 2008

    Pode haver um pouco de exagero, mas que a grande maioria das canções infantis tem letras bastante depressivas isso tem.

  • jonny jonny | 27 de Julho de 2008

    Essas cantigas vem de um senso comum da população em geral. Com o intuito da educação atravez do medo de que algo de ruim irá acontecer se a criança não for obediente aos pais ou responsaveis. Eu acho isso ridiculo! Essa forma de educação poderia ser mais (muito mais) branda com uma fundamentaçao mais pedagógica e menos pela imposição do medo. E ainda temos que levar em consideração a época em que eles foram criadas, e concluiremos que elas em nada se encaixam em nossa atual realidade.

  • Diego Randal Diego Randal | 23 de Julho de 2008

    Não entendo vcs, ao inves de se preocuparem com essas canções, vcs deviam ver o mal que vcs fazem as suas criamças tbm, ex. quantos pais compram cd de jogos pra os filhos jogos de luta violencia etc. ou quantos pais nao dão dinheiro para o filho ir a um cyber jogar acho que essas cantigas são bem menos preocupantes do que a forma que vcs educam seus prórpios filhos.

  • vitor vitor | 23 de Julho de 2008

    Td q foi dito ai encima me lembra um trexo do testo de Rafinha Bastos na peça " comédia em pé". Ele fala sobre as cantigas infantis e d qualquer forma eh msm engraçado, mas não eh nada d+....quem quizer eh só procurar no youtube q encontra bem facil! .......tem coisas mais interessantes p/ se debater, neh?!

  • Alessa Alessa | 11 de Junho de 2008

    Eu respeito a cultura africana, que nos trouxe essas cantigas.Meus filhos vão aprender a cantar e não ter medo.

  • Rosângela Souza Rosângela Souza | 7 de Abril de 2008

    Não é por acaso naum!!! Há um projeto do inimg, de desde cedo fazer com que os pequeninos, as crianças, pertencentes ao reino dos céus, porque assim disse Jesus, que elas sejam afastadas do Projeto de Deus e desviem. Por isso essas canções sem sentido que induzem as crianças ao mal, ao medo e por aí vai. Sem falar nas pessoas que aeaçam as crianças de entragarem ao Velho do Saco, e coisas deste tipo, excitando-as a terem medo dos idosos. Cabe cada pai e mãe ensinar o caminho certp pelo qual seu filho deve andar, ensin

  • Levi Barbosa Levi Barbosa | 11 de Março de 2008

    Concordo que as canções impoem medo. Contudo esse medo é saudável. O objetivo é educar e abrir os olhos de crianças ingênuas. Imagine O LOBO MAL E CHAPEUZINHO VERMELHO. Alerta a criança contra falar com estranhos. Na realidade sem esses mecanismos ficaria muito difil alertar crianças de males iminentes. Infelismente, a maldade não está nos contos ou cantos e sim no próprio mundo q vivemos.

  • juliana juliana | 28 de Dezembro de 2007

    nosssa !!! precisamos salvar nossos filhos e crianças dessas coisas horriveis em que se encontra esse mundo, nossas crianças sao massacradas e bombardiadas com essas porcarias,violencias,sexualidade precose,homicidio e todo o tipo de atos malignos fazendo com que cresçam sendo jovens e pessoas violentas,imorais e sanginarias !!!

  • PREFIRO NAUM COMENTAR PREFIRO NAUM COMENTAR | 20 de Dezembro de 2007

    PREFIRO NAUM COMENTAR...mas essa ai...foi phodastica...fala seriu...nda a ver...essas cantigas eram apenas ultilizadas como uma forma de implantar certos limites morais nas crianças...e nada mais...

  •  Junior - Rio de Janeiro - RJ Junior - Rio de Janeiro - RJ | 20 de Dezembro de 2007

    Realmente as musicas cantadas, são de fatos Macabras. Mas olhem pelo lado possitivo das musicas, elas são feitas para deixar a criança mais esperta, ainda mais no mundo em que vivemos criança que não é esperta se torna fragil e sem defesa. Tais musicas são para o bem da Criança. É impossivel no dia atuais terem crianças ingenuas tanto por que não acho que algumas musicas como estas de infencia vão fazer algo de ruim pra Educação das crianças. Observem oque passa na TV e as Musicas Que Tocam nas Radios essas sim são mais que Macabras são Demoniacas. Pensem nisso, pois musicas para fazer uma criança dormi como por exemplo a do Boi da Cara Preta não são ruins para o "bb", são para ajudar a criança a indentificar oque é Ruim. Nem Tudo Hoje em dia é Bem. ACABOU O TEMPO QUE AS MUSICAS PARA CRIANÇAS ERAM PRA ASSUSTAR. HOJE É PRA SE DEFENDER DE POSSIVEIS DO MUNDO MACABRO NO QUAL TODOS NOS VIVEMOS.
    Parabéns pela Mensagem, mas acho que exagerou quando falou dos Homosexuais. Isso é Preconceito.
    na proxima vai falar de quem dos NEGROS??? Seja mais atento pois ensinar crianças a ter preconceito pode se virar contra você.

  • Vivi Vivi | 18 de Dezembro de 2007

    Procure saber primeiro o que as cantigas infantis dizem antes de dizer besteira. A maioria delas são encinamentos sobre as realidades que acontecem na vida em forma de poesias cantadas.
    O cravo e a rosa fala sobre sexo de forma delicada e mostrando a realidade do que acontece na 1º vez de um casal e principalmente as conseqüências de se fazer fora do casamento.

  • Maycol Zorgete César Maycol Zorgete César | 18 de Dezembro de 2007

    Acho que essa Luiza, viajou total... que viagem... kkkkkkkk
    Nunca li tanta besteira junta!

  • Márcio de Sena Bonini Márcio de Sena Bonini | 13 de Dezembro de 2007

    Já ouvi bobagens das mais diversas, mas acusar cantigas infantis de serem perversas, quase superou o restante. As cantigas tinham um alto teor psicológico impresso, na tentativa de determinar certos limites, comparando aos dias de hoje parece que elas funcionavam...

  • Jonas Jonas | 15 de Novembro de 2007

    Esplêndido! Meus parabéns.

  • Mary Mary | 7 de Outubro de 2007

    Se a mamae foi trabalhar e o papai foi pra roca quem tava cantando???????

  • Eu* Eu* | 15 de Agosto de 2007

    "Abram alas para o Noddy, Noddy! No seu carro amarelo, pó, pó, pó!"

  • karina de brito moura karina de brito moura | 19 de Junho de 2007

    essa foi apior vocês presisam de uma temporada no hospicio ok

  • Vap Vap | 1 de Maio de 2007

    É evidente que tais cantigas tinham objetivos subliminares, na dúvida, observe a sociedade brasileira e vai ver que os sadismos, arbitrariedades, mentiras, desesperânça e etc. graçam em novelas, parlamentos, tribunais, polícias e todo o resto da sociedade "organizada".
    Banalização do que não presta e falta de amor próprio.
    Curiosamente nos EUA, as cantigas são positivas, e o povo tem um grande amor próprio, são nacionalistas e etc.
    Será coincidência?

  • Marcelo Marcelo | 15 de Fevereiro de 2007

    Não me venha com teorias da conspiração ridículas. É um assunto interessante mesmo, mas não comece a levantar dúvidas de que por trás de tudo isso tem um motivo, que é coisa do capeta, que é coisa do FBI e não sei mais o que.

  • Nérinton Marques Nérinton Marques | 20 de Fevereiro de 2007

    Aplaudo de pé a pessoa que postou esta matéria. Anos atrás, conheci um estudioso que percebeu esta mesma singularidade em canções de ninar, em varíos estados do Brasil. Todas levavam ao mesmo sentimento:"- vai dormir quietinho, senão o bixo te pega!!!" Será que estas cantigas de assustar não são responsáveis por uma boa parte dos desvios de conduta e personalidade de alguns adultos problemáticos??? Eu, pelo menos, posso dormir tranquilo, pois nunca incentivei nem fiz uso dessa macabra forma de embalar o sono dos inocentes... (apesar de o meu medo da cuca e do boi da cara preta ainda não ter passado por completo...)

  • Alexandre Alexandre | 11 de Fevereiro de 2007

    Bem oportuna suas observações ! De fato alguma coisa no sentido de censura deveria ser feita por parte das autoridades. Mas antes de tudo começar por nós mesmos a não ensinar tais cantigas.

  • sirlei sirlei | 28 de Dezembro de 2006

    muito bom alertar as pessoas sobre operigo principalmente quando se trata de criança ,as canções parecem ser inocente mas não são.

  • adriana adriana | 30 de Outubro de 2006

    Realmente eu nunca tinha prestado atenção nas letras, são um tanto macabras realmente, mais eu lembro de uma muito bonita e com dizeres bonitos também: nesta rua, nesta rua mora um anjo que se chama que se chama ......

  • rafael rafael | 18 de Outubro de 2006

    minha mãe cantava isso pra mim, nunca tive medo.
    e no colégio cantavanos atirei o pau no gato, e hoje eu adoro todos os animais ( principalmente gatos) e não suporto ver alguém fazer mal algum a animais , então acho que não tem nada a ver.
    só se for alguém muito influênciavel

  • Luana Cristina - Macaé RJ Luana Cristina - Macaé RJ | 3 de Outubro de 2006

    Achei muito interessante o artigo...
    Nunca havia parado para pensar neste assunto.
    Realmente é muito curioso o fato das cantigas infantis serem tão cruéis. Tem que haver algum fundamento nisso.
    Uma solução seria pesquisar os autores...

  • Alexandrekta Alexandrekta | 21 de Setembro de 2006

    O Folclore é parte integrante da cultura de um povo, assim como as canções em questão. Olhando por este ângulo, não se poderia adotar nas escolas a leitura de livros de Monteiro Lobato, que abordam temas em que estão presentes personagens como Curupira, Boi-Tata, Cuca, etc.
    Algumas de nossas cantigas tem origem Africana, que é uma cultura diferente, e por isso os personagens folcloricos são diferentes, mas nem por isso deixaram de embalar o sono de diversas crianças.
    Temos temas mais importantes para debater.

  • sergio sergio | 3 de Julho de 2006

    Só atirei o pau no gato é realmente cruel, o resto é bricadeira.

  • Luiz Garcia Luiz Garcia | 3 de Julho de 2006

    rsrsrs que maldade,acho essas musicas engraçadas somente isso,mas o artigo ficou bom,ri muito lendo isso!

  • ana c ana c | 30 de Junho de 2006

    eu tambem concordo que essas cantigas são muito maudosa e sabe que eu nunca tinha reparado tamanha maldade e concerteza que isso deicha as crianças assustadas com o significado da canções

  • patricia patricia | 12 de Fevereiro de 2006

    Acho algumas cantigas muito trágicas também. Evito cantar algumas devido ao possívelm sentimento ruim que pode causar nas crianças. E faço outra pergunta. Porquê os DVDs da Xuxa sempre terminam com músicas muito trites? As crianças até choram.

  • seu nome seu nome | 15 de Janeiro de 2006

    Acho q tudo isso é relativo...escutei na minha infancia músicas como atirei o pau no gato e nem por isso sou uma pessoa q maltrata animais...Mas quem sabe se p alguém q já tem uma certa tendencia ñ disperte,né?Por via das dúvidas...melhor cantar outras músicas...Qnto a do "escravos de jó..."Realmente me parece bem estranho..Essa do:"guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá..."soa no mínimo um sexo muito caliente ñ acha?kkkkkkk....Muito legal...gostei!

  • sueli ambrosio sueli ambrosio | 7 de Janeiro de 2006

    E nossos pais e avós cantavam sem saber, a ideologia do medo, da repressão, do preconceito: O cravo brigou com a rosa... o cravo saiu ferido e a rosa, despedaçada.Claro, o cravo é homem, quem mais se deu mal foi a rosa (mulher).Cançao machista. Marcha soldado, cabeça de papel quem não marchar direito vai preso no quartel. Olha a repressão, o autoritarismo.Ou segue as ordens, ou vai ser castigado. Dessa maneira, os antigos incutiam o medo, o preconceito e a repressão na mente dos pequeninos.Já percebeu que a juventude de hoje não tem esses grilos? Tambem, nunca ouviram estas músicas..Agora, eu pergunto: foi melhor ou pior?

  • Digite seu nome! Digite seu nome! | 17 de Dezembro de 2005

    Me lembro de quando alquem( não sei se era a minha mãe) cantava a música da cuca pra min e depois me deixava sozinha no quarto e eu ficava com medo mas não chorava com medo da cuca ouvir e me pegar.Então funcionava porque eu dormia rápido e não chorava. Depois de muito tempo(eu já era adolescente) eu vi uma peça q falava de manipulação e numa das sena tinha essa musica, então eu fiquei com medo e vontade de chorar. Agora eu sei porque.

  • Maurio Souza Maurio Souza | 13 de Dezembro de 2005

    No passado, aprendíamos a cantar estas cantigas, crescemos e não jogamos o pau no gato. Hoje tem uma série de psicologia, direitos da criança, liberdade, e elas não estão atirando o pau no gato, estão matando, assaltando a mao armada, ofendendo os adultos, batendo nos pais.

  • Bernardooo Bernardooo | 13 de Dezembro de 2005

    Agora é sério. Sou um sociólogo famoso aqui na minha cidade. Moro em Sorianópolis no Mato Grosso e já ouvi grande rumores sobre essas músicas invocarem algo demôniaco. Exemplos como boi, gato, etc. Mas esse caso aqui ninguém presenciou. Uma música que instiga a desobediêcia e a revolta com o próprio corpo. E o animal relacionado na música tem uma ligação teológica atrelada ao mundo subversivo e sub-astral: o Sapo. "O sapo não lava o pé! Não lava porque não quer!" Pensem...

  • Digite seu nome! Digite seu nome! | 2 de Dezembro de 2005

    Não adianta todos vcs começaremcom essas historinhas ridículas de protecionismo. Vocês são típicas pessoas alienadas que a sociedade fabrica dia após dia. O problema não é questionar, e sim, saber questionar. É muito fácil ofender quem escreveu este artigo pelo simples fato de ofender.É a velha mania de ser "do contra". Duvido que seus filhos terão uma boa educação e sensibilidade após cantarem: "atirei o pau no gato, " a cuca vem de pegar"... Se não foi exatamente isso que essas músicas tentaram passar azar de quem fez. A partir do momento que você cria ou escreve algo para a sociedade, deve ser feito de maneira esclarecedora caso contrário todos nós pensaremos o que quisermos. Quanto a força da palavra, hahaha, essa é indiscutível,por isso, ficarei muito triste se meu filho atirar o pau no coitado do gato,pois é exatamente o que ele vai fazer se escutar essa música idiota.

  • Mauro PJ Mauro PJ | 9 de Novembro de 2005

    Olá. Achei muito engraçado essa sua colocação. Ainda tem outra música que o pessoal diz ser de atitude gay; QUERO VER VOCÊ NÃO CHORAR, NÃO OLHAR PRA TRAS, NÃO SE ARREPENDER DO QUE FAZ. QUERO VER O AMOR NASCER MAS A DOR CRESCER, VOCÊ RESISTIR E SORRIR.É realmente muito aplicável se pensarmos besteira. Quanto a aversão a gays da qual foi atribuida a vc, não achei isso não. Se o cara é gay, obviamente tem atidudes gays e isso em nada o desonra. Heteros têm atitudes heteras, homos têm atidudes homos, nada de anormal nisso. Agora apesar de achar engraçado o modo como você colocou o tema, é realmente algo a se pensar. Outra música que eu não entendo é; ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ. TIRA, PÕE, DEIXA O ZÉ GUERREIRO ENTRAR... Se você tem uma interpretação pra isso, por favor me fale. Eu conheço uma mas é muito profunda e não gostaria de repassá-la. Gostei do tópico viu. Abs

  • Fabrício Lima Fabrício Lima | 5 de Novembro de 2005

    A parte mais engraçada é a de que tentar matar um gato seria tentaviva de "HOMICÍDIO". "GATICÍDIO" também não é. Essa foi boa.

  • Dani Dani | 5 de Novembro de 2005

    Escreva aqui sua Opinião!

  • Gwenhywfar Gwenhywfar | 30 de Outubro de 2005

    Tenha santa paciência! Quanto ABSURDO!!!!!!!!!!! Antes de escrever algo, tentando formar opinião, ou tentando criar pensamento crítico em relação a determinado assunto, aprenda a escrever o português corretamente. "coinscidência" é pra matar qualquer um... inclusive as crianças que não dão a menor atenção ao que quer dizer as "letras monstruosas e que instigam medo"; Tem a audácia de escrever pra um site na internet e não sabe português? Há vários erros de pontuação e ortografia no texto! Um simples espaço entre uma frase e sua pontuação final já indica que um texto não merece atenção. E de erros esse aí está cheio! Entre ortografia, corcordância e pontuação são 43 erros! Estava mais fácil falar então das músicas da atualidade, que só falam de sexo e drogas, e dos programas de televisão que são cada dia mais violentos e exibicionistas. Mamães que põe seus filhos a assistir os "Gugus e Faustões" onde tudo é rebolativo e nu, e onde a violência e o estímulo precoce dos sentidos é exagerada, seria um assunto já batido, mas mereceria mais crédito. O termo, "meio gay", citado no texto, já mostra que você é homofóbica, e que está pregando o preconceito contra homossexuais. Então como criticar qualquer que seja a mensagem negativa que possam conter as canções, sendo vc própria uma preconceituosa? Porque pelo que dá pra entender, não deveria, o autor da cantiga, ter deixado a bela morena no tororó, e sim ter tido alguma relação com ela, de preferência lá no tororó mesmo, não se parou para pensar que o autor pode ter sido AUTORA, de forma que deixar a bela morena, já não ia lhe parecer "meio gay"... E ainda por cima estimulando a iniciação sexual precoce, já que crianças (ainda mais as que brincam de roda) não iam pensar em fazer nada com a bela morena... E o pau no gato? Quem disse que havia a intenção de matar? E mesmo que houvesse, quem sabe o que o gato estaria fazendo? Quem sabe se ele não estava em cima da mesa roubando comida, e a pessoa atirou um pau para espantá-lo? Outra coisa: se uma pessoa se admira pelo berro de alguém, ela tá sendo sádica? Admirar-se (está no dicionário) é espantar-se de algo. De onde se tirou que a admiração é sinal de sadismo? Sociedade protetora? Por que o governo não enquadra o Saci no estatuto da criança e dá pra ele uma perna mecânica? Faça-me o favor... Lamento que seja isso que se encontra pela Internet...

  • Anti-Ignorância Anti-Ignorância | 21 de Outubro de 2005

    Eu acho que você fumou maconha mofada, rapaz! Só consegui ler até o "tororó" porque o absurdo foi demais (e olha que eu leio até bula de remédio). Tororó...coisa gay? Rapaz, o certo é Itororó, que é um dique que existe em Salvador. No meio de uma rocha brotava a água límpida e cristalina e todos se serviam dela . Reza a lenda que quem bebesse daquela água jamais deixaria a cidade e isto atraiu muitos viajantes até lá. Acredito que antes de postar qualquer porcaria no site, você deveria se informar melhor, afinal, ignorância que se alastra é algo social e mentalmente desvantajoso, principalmente em um local ao qual muitos têm acesso. A sociedade vive mergulhada na ignorância e no medo e indivíduos como você contribuem para tal. Pare com a masturbação mental e vá se informar (a rede mundial também existe para este fim).

  • Douglas Douglas | 16 de Outubro de 2005

    nem curti essa materia o kra q escreveu isso interpretou as canções do jeito dele e ele não citou coisas como "há um mundo bem melhor, todo feito pra vc" o q há d maldade nisso? você só encontra maldade e sentidos duplo quando você mesmo quer

  • MARCOS MARCOS | 11 de Setembro de 2005

    A educação é um processo lento e, infelizmente os adultos não estão preparados para educá-las. Assustando-as, "resolvem" a situação temporariamente, porém, no futuro...

  • MARCOS MARCOS | 11 de Setembro de 2005

    A educação é um processo lento e, infelizmente os adultos não estão preparados para educá-las. Assustando-as, "resolvem" a situação temporariamente, porém, no futuro...

  • Alexandre Alexandre | 7 de Setembro de 2005

    ei cara, nessa ai do ''Tororó'', eu tava pensando outra coisa, como eh bela MORENA, ou seja NEGRA, poderia ser racismo, ñ axa?

  • Ricci Ricci | 5 de Setembro de 2005

    Dizem que o ser humano só usa 15% da capacidade do cérebro ... acho que na verdade "eles" usam 99% da capacidade no nosso cérebro...mas o perigo (pra "eles") é justamente o 1% que restou de consciência ... é pouco mas o bastante para pensar e tentar retomar o livre-arbítrio que nos foi ceifado sem a nossa autorização!

  • Rodrigo Rodrigo | 26 de Agosto de 2005

    A maioria das músicas passam subliminarmente alguma mensagem, boa ou má, que estimula alguém a fazer algo ou a ter medo ou gostar de alguma coisa.

  • Monica Barbosa Damacena Monica Barbosa Damacena | 22 de Agosto de 2005

    Na realidade acho que esta história que vocês estão criando sob cantigas antigas,de que elas assombravam as crianças é ridiculo.Pois na minha opinião vocês estão querendo que as crianças sem imaginação totalmente alienadas,que vivem só de olho no video game e falar que cantigas infantis eram nocivas as crianças,gostaria de saber que crianças são essas porque na minha infancia nunca afetou em nada.

  • Adônis Adônis | 11 de Agosto de 2005

    Com todo o respeito, creio que não seja possível haver qualquer tipo de coinscidência, mesmo porque tal palavra não existe. Por coincidência (é assim que se escreve), estive lendo uma interessante obra de Bruno Bettelheim, intitulada "A psicanálise dos contos de fadas". Creio que seria interessante ler a respeito. Pude perceber, também, salvo engano, que você,como eu, é de orientação heterossexual. No entanto, não compreendo que uma pessoa tão sensível quanto você possa fazer um comentário tão infeliz (...fui no tororó).

  • William Peixoto William Peixoto | 2 de Agosto de 2005

    Muito bom estudo, tudo que vc falou é estremamente verdade. Deve ser por isso que quando eu era criança sentia um tristeza quando cantava essas cantigas, me dava um sentimento estranho dentro de mim.

  • Daniel Costa Daniel Costa | 30 de Julho de 2005

    Vocês já prestaram atenção na música "Escravos de Jó"? "Escravos de Jó,JOGAVAM CAXANGÁ, tira-bota,DEIXA O ZÉ GUERREIRO FICAR... Guerreiros com guerreiros, fazem zig-zig-zá." Esse tal de CAXANGÁ era um jogo meio macabro(pesquisem) e quem é esse tal de ZÉ GUERREIRO? Séria uma "entidade"? Pensem.....

  • Marcelo-jp Marcelo-jp | 29 de Julho de 2005

    sempre pensei sobre isso que vc escreveu, atualmente moro no Japào e as cantigas aki também sào perversas.

  • Andreza Andreza | 27 de Julho de 2005

    Também tem aquela cançao do gato: Atirei o pau no gato-to mas o gato-yo nao morreu-reu-reu Dona Chica, ca Adimirou-se se Do berro, do berro que o gato deu ¡MIAU! Incitam a violencia com os animais!!! A cançao fala que queria matar o gato!!!

  • Debora Cardozo Debora Cardozo | 26 de Julho de 2005

    Nunca tinha me atentado para essas questoes. Sou professora alfabetizadora e amo cantar com meus alunos. Mas apartir de hoje escolherei melhor minhas musicas, pois acredito que ainda posso encontrar musicas significativas e que acrescentem algo em suas vidas. Caso nao encontre, eu as farei, mas jamais deixarei de cantar pois so ha uma coisa melhor que o silencio, a musica.

  • Cris Cris | 29 de Junho de 2005

    Acredito que antigamente os pais não tinham tempo nem paciência para cuidarem de seus filhos. Por isso, visando obediência, inventaram canções que faziam com que, por medo, a crinça se sentisse forçada a dormir... Para vir a ser obediente (submisso).

  • suzzie suzzie | 27 de Junho de 2005

    agora eu vou montar a comunidade no orkut "eu tenho medo de cantigas infantis"...hehehehe

  • Akerbeltz Akerbeltz | 4 de Maio de 2005

    Com certeza, é MUITO difícil encontrar pelo menos uma cantiga que fale coisas boas..... Muito estranho esse negócio....

  • Cristiane Cristiane | 13 de Abril de 2005

    Cara Luiza! Enquanto educadora gostaria de dizer que as cantigas infantis são de extrema importancia para a criança, "por mais cruéis" que elas possam parecer, coisa que nao acredito, nao acho que elas devam ser modificadas ou serem deixadas de serem cantadas, são parte de nossa cultura, alem do que elas precisam de uma forma cartática para liberarem suas energias. Não acredito que "amenizando" a realidade, ou melhor, adocicando a vida delas as tornaremos seres conscientes da violência e da injusta realidade em que vivemos. Voce chama a atenção para a questao da violencia não se dá conta quando diz: "Fui no Tororó beber água não achei...- já começa mal... vai procurar água e não acha -"achei bela morena que no Tororó deixei" - acha uma bela morena no Tororó e deixa ela lá? Isto está meio gay... Vc acha que é essa uma forma digna de se combatê-la agredindo pessoas que não tenham uma orientação heterossexual? Sua crítica em minha opiniao é infundada.

  • Joao Paulo Alves Joao Paulo Alves | 8 de Fevereiro de 2005

    Muito esquisito, deve haver algo por tras disso tudo

Comente

Este é um espaço para você expor suas opiniões, porém, evite ofensas, excesso de gírias ou palavrões.
* (campos obrigatórios)

Enviar
Você pode ter seus relatos, vídeos, matérias ou fotos sobrenatuais publicadas aqui na Sobrenatural.org.

Sobrenatural.org - Copyright 2001 2008. Todos os direitos reservados.
Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e podem não expressar a opinião da Sobrenatural.Org.

Desenvolvido por Cammino