Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Raios Bola


Matérias - Enviado dia 26 de Dezembro de 2005

Raios Bola

Um fenomeno natural, mas responsável por inúmeros informes de avistamentos de OVNIs e de fantasmas



Esta matéria surgiu de uma dúvida enviada para nós pelo leitor Tércio no dia 01/12/03

Ilustração de um raio bola
Representação artística de um raio bola.

Nâo sei bem o que aconteceu comigo ontem, mais foi estranho! Muito Estranho! Estou escrevendo para ver se vocês já ouviram algo parecido...

Estava deitado em meu quarto, pensativo, quando uma bolha meio semitransparente com aprox. 2cm de diam. deslizou em direção a lâmpada de meu quarto. Como não tenho medo algum fique assistindo a um espetáculo meio interativo...

A luz do quarto começou a oscilar e a bolha se alimentava da luz, tomando para si tonalidades cintilantes de amarelo, branco, verde. Estendi minha mão e ela descia até a altura de meus dedos. Não conseguia tocá-la, mas para me certificar de que não era uma ilusão causada pela luz, coloquei minha mão entre a luz no teto e a bolha, subitamente ela passou a brilhar e é como se quisesse chamar minha atenção. Depois comecei a tentar falar com a luz, que me entendia, passeava da minha mão esquerda para a direita quando eu assim solicitava. Quando pedia para falar comigo, ou que queria, que não importava de onde vinha, meu corpo era tomado por um arrepio seguido de formigamento muito fortes, minha vista ficava turva, principalmente, quando eu dizia me leve...

Levantei, apaguei a luz do quarto e fui a cozinha beber água prometendo voltar... A luzinha me acompanhou no escuro em todo o trajeto. O estranho é que eu pedia que entrasse em mim, e quando ela assim fazia, perdia a força e mudava de tonalidade, indo, dependendo do tempo em que entrava, do vermelho, roxo, azul escuro e até preto, quase chegando a se desfazer...

O que poderia ser isso?

Resposta de Mr. Tlaloc:

"Olá Tércio
Segundo seu relato, parece que você viu um raio bola.
Separei uma matéria para você ler e conhecer um pouco mais sobre o assunto"

A matéria abaixo foi retirada do site Fenômeno.

Raios em forma de bola
Um fenomeno natural, mas responsável por inúmeros informes de avistamentos de OVNIs e de fantasmas

Esse tipo especial de descarga elétrica, consiste geralmente num balão de plasma ou gás fortemente ionizado. Possui uma certa estabilidade, durando vários segundos e, extraordinariamente, até vários minutos.
Tem um tamanho de poucos centímetros, mas com exceções da ordem de até um metro e, embora se forme em tempestades, algumas vezes também ocorrem com tempo bom. Uma cor muito comum é o vermelho-alaranjado, sua velocidade pode chegar até 100 km/h, sua dinâmica é independente da direção do vento ou da gravidade, produz sons similares a zumbidos e desprende um odor semelhante ao enxofre ou ozônio. Esse fenomeno interfere nas emissões de rádio, deixa marcas de queimaduras e outros rastros no chão.

Extraido do livro Desaparições Misteriosas de Patrice Gaston - Livraria Bertrand:

O raio globular, ou "raio em bola", atravessa os vidros, as paredes ou cortinas sem provocar qualquer incêndio ou estrago . . . como se tivesse o poder de se materializar à sua vontade.

Contestado até 1950, o raio globular passou a despertar depois um novo interesse: personalidades científicas viram entrar tais globos nas suas casas e descreveram as suas evoluções pormenorizadamente. Durante uma tempestade, algumas testemunhas puderam observar uma bola de fogo muito parecida com um raio. A sua luminosidade era muito viva. Contrariamente ao raio vulgar, esta bola mantinha-se parada durante vários segundos e deslocava-se de maneira errática, ao longo de tubos ou de fios elétricos. Depois, bruscamente, desaparecia , deixando atrás de si um cheiro de ozônio.

A bola pode, entretanto , incendiar depósitos de carburante, queimar livros ou então explodir e matar pessoas nas proximidades, como foi o caso do físico Raichman, em Leningrado, em 1753.

O mais espantoso é que o raio globular é insensível ao vento, parece oscilar sobre si mesmo como um pião, mudar de direção. O organizador das pesquisas nucleares soviéticas, Kipitza, formulou uma teoria e esboçou um programa de investigações sobre este fenômeno. Foi então que os americanos, julgando tratar-se de uma investigação militar, resolveram entregar-se também às pesquisas. E assim, em 1965 tinham despendido esforços importantes para considerar todas as hipóteses possíveis sobre este fenômeno e imprimir às investigações uma orientação adequada.

Existe também uma associação entre os raios globulares e os Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) que a imprensa na França como nos EUA, quer fazer passar por mentiras ou visões de alucinados. Segundo Kapitza, o raio globular seria "uma descarga provocada por ondas de radiofreqüência emitidas durante a tempestade e localizadas por reflexões em objetos naturais". Ele calculou que, para que tal fenômeno pudesse durar ao menos alguns segundos, seria necessário que contivesse por centímetro cúbico mais energia do que a contida num volume igual de plasma completamente despido da nuvem atômica. Concluiu depois que isso era impossível, a menos que se revejam os princípios da física ou que exista uma "forma de energia ainda desconhecida".

Para que o raio globular - ou "plasmóide" - possa subsistir, é necessário que seja alimentado por um "fornecimento contínuo de energia". Este fornecimento só poderia ser eletromagnético. Seria portanto necessário que, por intermédio de um fenômeno de ressonância, ou por "uma transmissão de onda", ele recebesse a energia necessária à sua alimentação. Guy Tarade conta um fato que pode definir o fenômeno: um fotógrafo de imprensa em Nice, Francis Bay, pôde observar um raio globular quando tirava fotografias em sua casa. Sentiu uma "presença" atrás de si, como se alguém o espiasse. Ao voltar-se, viu com susto, encostada à porta, uma grande bola luminosa fluorescente e, segundo os seus termos, "idêntica ao écran de um receptor de televisão". O notável fenômeno bateu-se progressivamente até ficar reduzido a um ponto extremamente luminoso que depois desapareceu. Uma dezena das suas folhas de papel fotográfico, virgens, estavam veladas e uma película que estava a ser revelada apresentava traços de queimaduras.

O físico Babinet estudou um caso estranho de raio globular: um alfaiate que morava em Val-de-Gráce, em Paris, estava à mesa quando viu de súbito sair da chaminé uma bola de fogo que se balançou docemente, rebolou sobre o pavimento e veio evoluir para junto dele. O homem recuou. A bola elevou-se então até a altura do rosto do alfaiate, mas este não se assustou excessivamente com aquele fantástico frente-a-frente. Depois, tendo provavelmente terminado o seu exame um tanto indiscreto, a bola dirigiu-se para um buraco feito na parede, utilizado para a passagem do cano da chaminé. "Depois de ter soltado delicadamente o papel que tapava o buraco", o globo luminoso desapareceu aos olhos do alfaiate, que ouviu daí a pouco uma explosão violenta. Ao chegar à parte superior do tubo, o globo de fogo explodira, projetando sobre o telhado tijolos e destroços da chaminé.

A revista G.E.P.A. menciona que, num belo dia de junho, de céu azul e sem nuvens em 1924 , três moradores de Genay, no Ain, observaram também o fenômeno. "Viram de súbito uma bola de fogo de vinte a vinte e cinco centímetros de diâmetro, resplandescente, dançar diante da janela fechada, do lado norte da cozinha."Subitamente a bola alargou-se num cilindro comprido, que penetrou na cozinha por um vidro partido. Depois de ter penetrado no ambiente, o cilindro retornou à sua forma de bola e deu a volta ao compartimento, planando à altura de um homem; depois sem provocar qualquer estrago, dirigiu-se para a janela e saiu pelo buraco que lhe serviu para entrar, alongando-se novamente. Uma vez mais, retornou a sua forma de bola luminosa e desapareceu.

Leia mais no livro Desaparições Misteriosas de Patrice Gaston - Livraria Bertrand

Para completar, Mr. Tlaloc enviou alguns relatos...

RELATOS SOBRE RAIO BOLAS

Sr. Hewett
"... a família estava na casa, com as portas e janelas abertas, quando uma bola luminosa pareceu saltar do fio, passou pela porta aberta e uma janela, seguiu seu curso por algumas varas através do espaço aberto por trás da casa. Um menino que estava na sala agarrou o polegar gritando: "Estou ferido", e o Sr. Hewett sentiu, durante algum tempo, uma sensação no braço esquerdo. Uma menina pegou seu xale e saíu correndo da casa para perseguir a bola. Disse que a persegiu durante certa distância, enquanto ela se afastava saltitando, até que pareceu dissipar-se no ar sem nenhuma explosão..."


"Em 1596, segundo um relato, algo alarmante aconteceu enquanto o Dr. Rogers pregava seu primeiro sermão na Catedral de Wells: "Em seu sermão, de acordo com um texto que escolhera, e não tendo feito oração, ele começou a discutir os espíritos e suas propriedades; momentos depois, pela janela oeste da igreja entrou uma coisa escura, do tamanho de uma bola de futebol, que seguiu pela parede do lado do púlpito; e, de repente, ela como que se partiu, mas com não menos estrondo e terror do que cem canhões houvessem sido disparados ao mesmo tempo; e com isto caiu uma tempestade extremamente violenta, com relâmpagos e trovões, como se a igreja estivesse cheia de fogo."

Sra. Elizabeth Radcliffe
"Ergui os olhos e vi o que julguei ser uma espécie de luz e, quase no mesmo instante, ela se transformou numa bola, de tamanho mais ou menos entre uma bola de tênis e uma bola de futebol. Cruzou o caminho e mudou ligeiramente de cor, ficando como a do chão. Depois, passou sobre a grama e ficou esverdeada e, logo, com grande rapidez, desapareceu na direção do café, onde explodiu"

Sra. Evelyn Murdoch
"Era de um alaranjado luminoso no centro e branco puro em toda a volta e rolou pela parede do café. Foi até a janela e quando me levantei para ver o que era aquilo, a coisa saiu pela janela, bateu no meu peito e simplesmente desapareceu."

Sra. Kitty Cox
"De repente, houve aquele ensurdecedor estampido de trovão e, então, diretamente à nossa frente, ouvi gritos e vi crianças correndo e depois aquela bola sibilante apareceu diante de mim, arrastando o que parecia uma fita de cobre, de alguns centímetros. Meus cães entraram em pânico e eu fiquei olhando, enquanto ela passava com grande rapidez, sibilando e zumbindo, e se encaminhou para o mar."


"No Camerum, África, em 1960, a Sra Joyce Casey dirigia-se para a cozinha, certa noite, quando "uma coisa parecida com um farol de carro" correu pelo corredor em sua direção. Aproximou-se dela, virou, entrou no banheiro e desapareceu pelo vaso. "

Assim, você que viu algo parecido já pode ter uma idéia do que aconteceu, mas não certeza!!!!! Existem muitas outras possibilidades :)

Fique na Paz

Mr.Tlaloc


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

13 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    Volnei Valentim

    Volnei Valentim | 11 de Agosto de 2009 | Escreva para o autor do comentário

    5 leitores gostaram da opinião | 3 reprovaram a opinião

    Há pouco mais de 20 anos, eu tive uma experiência um tanto estranha. Na época era estudante do ginásio.
    Quando voltei para casa, por volta de umas 22 horas, retornando da escola, vi algo muito estranho no meu quarto quando me preparava para dormir.

    Ao tirar a camisa com a luz já apagada, surgiu na minha frente, a cerca de um metro, na parede oposta a minha cama, uma bola de fogo do tamanho de uma bola de futebol. Ela ficou se movimentando de um lado para outro por muito tempo.
    O que eu acho mais estranho é que em nenhum momento tive medo. Pensei em tocá-la com as mãos, mas tive a sensação de que me queimaria. E, assim, fiquei observando aquele fenômeno por muito tempo, até que resolvi me deitar, adormecendo.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando as 5 primeiras.
  • Igor Tavares

    Igor Tavares | 23 de Outubro de 2012 | Escreva para o autor do comentário

    0 leitores gostaram da opinião | 0 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    Eu não acreditava nessas coisas, más hoje de madrugada as 3:20 da manha, aconteceu algo estranho comigo. .. Eu não estava dormindo, más estava naquele estado em que de tanto sono fica dificio até mesmo de abrir os olhos, e foi quando aconteceu. Uma coisa ruim passou pelo meu corpo, uma senssação na qual nunca tinha sentido antes. Tipo parece que algo estava brigando para oculpar o meu corpo e ao mesmo tempo meu corpo estava brigando para que essa "coisa" não uu ocupasse. .. E ao mesmo tempo que essa "briga" acontecia, eu lutava para me mecher e levantar más não conseguia, parecia que eu estava preso em minha cama, e nesse momento eu ja estava com os olhos abertos, e sem falar que eu tentava puxar AR e não conseguia e de fundo de forma bem fraquinha eu ouvia uns gemidos estranhoss.... Porra Gentee Foi Fhodaa hein... Fiquei a sim durante uns 20 segundos eu achoo... E depois que isso aconteceu eu não consegui más dormir... Seráá que isso ja aconteceu com alguem... Ou será que isso só foi coisa da minha cabeça... Se éé não seii, Más que foiii a senssação mais estranha que aconteceu comigo, Ahhh isso foi hein... Mais da nada não ja passou uhu ^^ falou pra vcs

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Felipe

    Felipe | 8 de Dezembro de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 2 reprovaram a opinião

    Cara, primeiramente, não acredito em sobrenatural... Mas ocorreu um lance muito estranho comigo hoje de madruga, eram exatamente 3 horas da manhã, quando acordei.fui acordado por uma voz em meu sonha mandando olhar para a janela do meu quarto, foi quando vi uma bola azulada soltando flashs e faíscas, e com barulho de explozões, fiquei pensando que era o fio que entrava no meu quarto, ai pensei direito " Que fio ? Não há fio no meu quarto" foi quando tomei coragem e subi para o segundo andar da minha casa para ver o que tinha acontecido, graças a deus meu pai tambem acordou com o barulho e falou que era fogos, mas acho que ele tamebm estava assustado, pq ele tava meio que nervaso mandando eu durmir, verifiquei hoje de manha e não há vestigios de artefatos que tenham sido explodido. nem o unico fio que entra no meu quarto(telefone) estava intacto. Num vem dizer que era raio bola, pq o ceu estava limpinho, o engraçado que um dia antes sonhei que tinha um espirito no meu quarto. O engraçado é que não acredito nisso.

    Já Zuando: para mim foi o Inri cristo.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Calebe

    Calebe | 11 de Julho de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 2 reprovaram a opinião

    Se a bola de luz atravesou o cara então não era um raio bola, se fosse ele estaria comendo grama pela raiz!!
    Um raio bola é extremamente quente e sua carga eletrica pode matar uma vaca como se não fosse nada!!
    É comum o relato de fasendeiros que perden desenas de cabeças de gado para esse fenomeno raro.
    Creio no sobrenatural, pois o Senhor Deus me mostrou que o mundo espiritual existe.
    Não compreendo completamente alguns fenomenos, mas tenho minhas teorias.
    Por via das dulvidas não acreditem em qualquer espirito que vejam. (sei o que digo pois vi com meus proprios olhos o efeito deles sobre varias pessoas.)
    Esse é o meu conselho, quem avisa amigo é.
    Um abraço e boa sorte =)

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Noelio

    Noelio | 25 de Maio de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 3 reprovaram a opinião

    Bom oque vou contar é ate um pouco assustador!
    essa historia na aconteçeo comigo, e sim com meu pai que ja morreu, quem contou foi um amigo dele, a anos atras em um sitio da paraiba teve uma festa de aniversario, durante a festa estava tudo ok.
    porem meu pai e mais tres amigos, um desses amigos e que contou a historia oque é meu tio, ele estavam vindo por um caminho de terra para casa, estava escuro, pois era de noite derepente uma bola de fogo se formou atras deles, uma bola que cresçia ligeramente, mas nao se sabe ao serto o tamanho nem oque era, pois assustados correram sem olhar para traz, a unica pessoa que olho para traz foi o meu pai, que por considencia morreu um mes depois de acidente de caminhao!
    dizem que essa bola de fogo que ja apareceu em varios lugares do mundo e o demonio que vem visitar o nosso mundo!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • sem nome

    sem nome | 2 de Abril de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    1 leitores gostaram da opinião | 3 reprovaram a opinião

    ola vim procurar sobre bolas e raio pois achava q era so comigo q tinha aconteceido isso..mais é com varias pessoas.. hoje tenho 21 anos mias quando era criança acordei apavorado eu tinha uns 5 anos eu acho,tava no meu quarto ai fui correndo pro quarto da minha mae apavorado nao sabia porque,quando passei pelo corredor,algo fez eu parar de correr, olhei para o lado e vi uma bola grande devia ter uns 2 metros de envergadura circular logico.era igual o planeta terra identica so com raios vermelhos e luz em vonta da terra,mais eu vi claramente q em cima dela da terra avia algo escuro tipo um et. e aquilo mudou a minha vida,peguei uma doença chamada catapora so q todos da rua pegaro so q a minha evoluio pra varicela...quaze morri foi por um fio ..des-de entao.. sei la tenho sonhos com et.ficsaçao por ela..sinto q preciso fazer algo muito grande..mais nem posso me ajudar ..sei q tudo na minha vida tem algo relacionado com aquilo q eu vi... podem me chama de louko mais eu sei coisas q nem deveria saber,,,é estranho sei q um dia vou me matar pois parece q sou o onico do mundo tao sozinho nao aguento mas isso...abraços e felicidade para todos

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
Ver todas as 13 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Tércio

Tércio

NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1