Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Seita secreta Opus Dei


Matérias - Enviado dia 4 de Julho de 2007

Seita secreta Opus Dei

O Index Librorum Prohibitorum foi um instrumento criado pela Inquisição da Igreja Católica com o objetivo de resguardar a ortodoxia teológica. Saiba mais...



Em uma consulta rápida à enciclopédia digital Wikipedia aprendemos que o Index Librorum Prohibitorum foi um instrumento criado pela Inquisição da Igreja Católica com o objetivo de resguardar a ortodoxia teológica. Trata-se de uma relação de livros cuja leitura estava proibida para os católicos por serem considerados imorais, porque continham erros teológicos, ou ainda por ter um caráter herético ou por apresentar deficiência moral, sexualidade explícita ou incorreção política, entre outros motivos.

Apesar do Index Librorum Prohibitorum ter sido abolido em 1966 pelo Papa Paulo VI e de a enciclopédia digital dizer que “outras religiões (...) continuam a exercer a censura”, o que levaria à idéia de que os católicos estariam livres desse tipo de tutela, o Index ainda existe para pelo menos uma parte deles, aqueles que pertencem ao Opus Dei, uma seita secreta fanatica que só é permitida à entrada de gente rica de nivel universitário, sendo assim como o pobre não é permitida a entrada nela. Para os membros dessa seita, os livros são classificados de nível 1 (obra sem inconveniente) ao nível 6 (proibição moral geral). Assim, acreditamos que o Index do Opus Dei acaba de ganhar uma nova obra. Trata-se do livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas, de Elisabeth Castejón Lattaro Silberstein (sem editora, 2005, 336p. [2] ).

Quem teve a possibilidade de conhecer um pouco da história da autora por meio de outras publicações, sabe que Elisabeth Silberstein tem um filho que permanece, até o momento, como membro numerário [3] do Opus Dei. E sabe também da luta que ela trava para libertá-lo. Mas quem, diante desse histórico, esperava que o livro fosse um emaranhado de lamentos de mãe pode ter uma surpresa durante a leitura da obra. Pois Elisabeth Silberstein pouco fala sobre o seu drama pessoal e o seu trabalho apresenta-se como um valioso instrumento para a compreensão desse fenômeno enquistado na Igreja Católica.

Ela procurou conhecer o que havia afastado seu filho da família e os motivos que levam uma pessoa bem formada e inteligente a abrir mão do direito de autonomia de maneira radical, tornando-se inclusive incapaz de avaliar a realidade sem a mediação da doutrina nele interiorizada. É o material coletado em suas pesquisas que compõe a obra agora apresentada à nossa apreciação. Parte desse material é tradução de sites como, por exemplo, o Odan (Opus Dei Awareness Network), ou compilação de material publicado no site opuslivre (http://www.opuslivre.org). Elisabeth Silberstein não esconde isso. Ao contrário, é extremamente generosa, pois partilha conosco aquilo que descobriu fornecendo uma longa lista de endereços a serem visitados por todos aqueles que, quaisquer que sejam os seus motivos, desejem ou precisem pesquisar o assunto em questão.

O livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas é diferente do livro Opus Dei – Os Bastidores. Enquanto Bastidores tem a sua tônica nos depoimentos de ex-membros dessa prelazia da Igreja Católica e com eles constrói a análise do modus operandi dessa instituição, o livro Opus Dei, a falsa Obra de Deus – Alerta às famílias católicas é um trabalho de outra natureza: ele está mais centrado na organização da instituição, ainda que apresente vários depoimentos.


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende

Opiniões

16 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    candido rios

    candido rios | 27 de Janeiro de 2009 | Escreva para o autor do comentário

    14 leitores gostaram da opinião | 14 reprovaram a opinião

    Sou católico, mas organizações secretas como essa me deixa em dúvida, detesto fanatismo e coisas secretas. A igreja sempre foi contra a maçonaria e me vem com uma dessas, se coisas secretas fossem boas deveriam ser difundidas. Se fosse mais novo, tenho 55, entraria lá, só para descobrir até onde vai a demência dessa gente. Por isso que a igreja católica vem perdendo seguidores. O que tem Deus com isso? a culpa é do Papa que permitiu esses idiotas de fundarem tal aberação.

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando as 5 primeiras.
  • Elisa

    Elisa | 3 de Dezembro de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    5 leitores gostaram da opinião | 4 reprovaram a opinião

    Visite Minha Página! | Adicionar como Usuário que me Identifiquei | Enviar um Recado

    Gente, fala sério isso É RETARDADO. EU DOU DO OPUS DEI, se quiseres saber a verdade, só fala cmg, do até o endereço se quiser vir cmg algumas vezes, nao tem nada demais, eu mesma sou meio rebelde por algumas 'frescuras' lá dentro, mais basicamente é assim: as sedes em vários lugares eh dividido homens e mulheres, lá, voce pode só ser colaborador, indo lá, assistindo meditaçoes, confessando qnd quiser recebendo bençãos etc, pode ser numeraria, nesse caso vc nao casa, e super numeraria, sendo casada e ajudando em vario e vaaaaarios eventos, gente, é lindo o trabalho lá, eu mesma me dizpuz a um tempo a trabalhar com crianças carentes, chamase CUCA a gente vai em escola publica e ensina os pequenos (: não É NADA DESSA BESTERA TODA

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Obed Rubens

    Obed Rubens | 22 de Maio de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    5 leitores gostaram da opinião | 5 reprovaram a opinião

    Bom dia colega,

    Caso esteja publicando o artigo do Opus Dei por maldade,
    não perderei meu tempo ....
    Mas se for um equivoco, sugiro que busque a verdade,porque em contrário, voce está trabalhando para lúcifer...

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • newton jose

    newton jose | 22 de Janeiro de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    4 leitores gostaram da opinião | 11 reprovaram a opinião

    Como podem dizer Opus Dei uma sociedade secreta ?
    Se tem endereço, tem atas, tem contabilidade, tem um
    grande e excelente site, e esta no google, E como se não
    bastasse há no Brasil uma legislação rigorosa.
    Acho que esta faltando leitura, muita leitura, e esquecer
    filmes e romances "de Olhos bem Fechados" - "A Sociedade" - "Código Da Vince", que ao final da leitura saem
    confundindo ficção com realidade
    prior.king SP

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Ge

    Ge | 17 de Janeiro de 2010 | Escreva para o autor do comentário

    13 leitores gostaram da opinião | 8 reprovaram a opinião

    Se realmente a Igreja Católica valorizasse a Bilblia, não a teria escondido dos seus fieis por tanto tempo. O tempo que estive nessa igreja não tive acesso a mesma, somente agora que me converti e aceitei a JESUS CRISTO como meu Unico Senhor e Salvador em uma igreja evangélica, onde realmente pude estudar, aprender sobre a Palavra de DEUS que é a Biblia e vejo quanto tempo perdi na Igreja Católica, que agora ainda inventa essa tal seita secreta para enganar pessoas. Coloquem a Biblia nas igrejas e mostrem a verdade para o povo, que é isso que eles precisam "Conhecereia a Verdade e a Verdade vos Libertará!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
  • Rafael

    Rafael | 29 de Dezembro de 2009 | Escreva para o autor do comentário

    14 leitores gostaram da opinião | 6 reprovaram a opinião

    A única salvação está em JESUS CRISTO!..."e todo aquele que nele crer será salvo"....o resto é conversa fiada do diabo. Como pode uma pessoa dizer que crê em DEUS e não aceitar a sua palavra como salvação?...todo aquele que aceita filosofias e doutrinas criadas pelo homem endurece seu coração ao ponto de ficar cego e não compreender a palavra de DEUS...aceite JESUS como único e suficiente salvador e prepare-se para uma nova vida! Se você acha que é inteligente DEUS disse que a sabedoria do mundo é loucura para DEUS....ainda há tempo de se arrepender dos pecados e se entregar para JESUS que morreu por nós para que verdadeiramente fossemos livres!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário
Ver todas as 16 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Ricardo Ponciano

Ricardo Ponciano

NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1