Visitante

Olá visitante. Cadastre-se | Entre | Esqueci minha senha

OK Esqueci minha senha


Você está em: Sobrenatural.Org -> Matérias Especiais -> Histórias de Paranapiacaba


Matérias - Enviado dia 24 de Março de 2009

Histórias de Paranapiacaba

Paranapiacaba é uma vila Inglesa construída no topo da Serra do Mar. São diversas as lendas e histórias que circulam por lá.



Paranapiacaba é uma vila Inglesa construída no topo da Serra do Mar, perto de Cubatão, pela antiga empresa São Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. As primeiras casas rústicas foram construídas por volta de 1867 até a década de 30. Nos anos 40 a vila e a ferrovia foram incorporadas à malha ferroviária do estado, a antiga FEPASA.  A partir desta época começou um processo de degradação nas casas. Hoje a vila ganhou algumas restaurações nas casas, desde que o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, adquiriu a vila da MRS, operadora logística que detém as ferrovias no sistema sudeste.

Muitos ingleses que habitavam lá voltaram ao seu país de origem, as famílias levaram inclusive os restos mortais que estavam no cemitério.

São diversas as lendas e histórias que circulam por lá. Eu freqüento a vila há quase 5 anos,  pois faço trilha na região. Lá cheguei a ouvir as seguintes histórias:

FANTASMAS e ASSASSINATO NA CACHOEIRA DO POÇO DAS MOÇAS.

Esta era a Cachoeira mais freqüentada da região há 15 anos quando não havia controle de entrada na vila. 

O motivo do fechamento se deve a alta quantidade de roubos que ocorriam aos turistas sendo um destes um assassinato. Um turista contratou dois guias da prefeitura para levar a este local e acabou o matando para roubar seus pertences, após investigação descobriram os autores e eles confessaram o crime e mostraram onde haviam enterrado o corpo. Na época que comecei a fazer trilha os jornais da região estavam acompanhando o julgamento da dupla, que merecidamente foi condenada.

A cachoeira leva este nome, pois reza a lenda que três moças haveriam morrido afogadas lá. Há uns 10 anos uma das pessoas que me ensinou a fazer trilha me contou que acampou lá e durante a noite ouviu barulhos estranhos, como se alguém cortasse uma árvore com um machado.

Eis uma foto do local.


OBS: Há um cara nadando na cachoeira, não é um fantasma.

O Morador do Castelinho

A residência mais imponente e mais luxuosa da vila de Paranapiacaba é o castelinho, que foi construída para ser a moradia do Engenheiro Chefe da ferrovia e de um ponto onde podia-se avistar todo o pátio e a vila, tendo o controle do trafego do local.

Esta residência foi habitada durante um período por apenas uma única família de um Engenheiro, pouco se sabe sobre os antigos moradores. Ele habitava o castelinho com sua esposa, filhos e genro.

Durante muito tempo a construção esteve abandonada e foi reformada em 2002, algumas pessoas afirmam que a residência é habitada pelo fantasma do engenheiro chefe e sua esposa, pois há relatos já foi visto o fantasma e ele se parece com o quadro do engenheiro que está pendurado na sala.

Eu visitei o local de dia e apenas uma vez, mas não vi nada de sobrenatural, apenas digo que é o local mais bonito de se visitar na vila. Eis o local, hoje restaurado.


Castelinho

O Vigia

Na década de 50 ou 60, não me lembro, existia um guarda da ferrovia responsável pela ronda noturna que se comunicava com os moradores para saber se tudo estava bem em suas residências; Ele batia três vezes nas portas do fundo das casas e o morador deveria fazer o mesmo para dizer que estava tudo bem.

Em uma noite ele foi assassinado, não se sabe o motivo. Mesmo após sua morte, alguns moradores afirmam que em algumas noites ouvem os três toques e que eles ainda respondem para que o espírito não entre em suas casas.

Outras Histórias

A BAILARINA: Algumas pessoas dizem que há outras histórias como a de uma bailarina do Clube União Lyra Serrano que sapateia a noite no palco. Eu estive até nas fundações no clube e não pude ver nada também, mas é outro local espetacular para se visitar.

AS CASAS: Não é de hoje que ouço algumas histórias de que algumas são assombradas por fantasmas de ex-moradores que viveram uma vida inteira lá. Na casa de um amigo que hoje não mora mais lá, ele afirmava que a casa era habitada por o espírito de um oficial de segurança da vila, ele teve de rezar muito para que o espírito fosse embora.

Se você conhece mais alguma história do local, por favor, deixe um recado!

Vale a pena a visita!


Vista Geral da cidade de Paranapiacaba


Avalie Comente Marque como Favorito Recomende
Sugestões da nossa loja oficial, a LojaSobrenatural.com.br

Opiniões

24 Comentário(s).
  • Comentário que os leitores mais gostaram:

    andre

    andre | 2 de Junho de 2009 | Escreva para o autor do comentário

    12 leitores gostaram da opinião | 6 reprovaram a opinião

    acampei la durante uns 5 anos.o lugar e otimo .Muito luau muita loucura... muitas historias de desaparecimentos tambem algumas bem sinistras ...ouvi dizer que a propria policia barbarizou no local com homicidios espancamento estupro ...Cheguei a levar uns enquadros la ...do COE eda PM mas nunca pegou nada.sobre almas penadas nunca ouvi nada.Tenho saudade do velho Cazuza luauseiro quase um sindico do lugar toquei muito violao com ele.Eu era conhecido como Japa estava sempre chineisinho ne!

    Gostei desta opinião | Opinião reprovada


    Responder este comentário

Mostrando as 5 primeiras.
Ver todas as 24 opiniões.



Comente

Somente usuários logados podem enviar opiniões...

Você já é um usuário cadastrado no site Sobrenatural.Org? Se sim, faça seu login abaixo. Caso contrário, clique aqui para efetuar o cadastro.

QUEM ENVIOU ESTE CONTEÚDO:

Fe

Fe


NOSSO CANAL NO YOUTUBE


NOSSO BLOG



PUBLICIDADE

PRODUTOS DA LOJA SOBRENATURAL

DIRETO AO ASSUNTO

INTERATIVAIDADE

http://bs.serving-sys.com/BurstingPipe/adServer.bs?cn=tf&c=19&mc=imp&pli=8942288&PluID=0&ord=[timestamp]&rtu=-1